sábado, 28 de maio de 2011

Projetos que visam o uso da informática nas escolas não saem do papel

      Diversos governos, tanto estaduais quanto municipais, têm em suas propostas educacionais aulas de informática ou no mínimo um horário em sua grade um tempo reservado para que os alunos tenham um suposto contato com os computadores. Por que suposto??? Porque esse momentos simplesmente não existem, afinal a maioria das escolas não possuem as estruturas necessárias para que este contato realmente aconteça. Além de um lugar para montar um laboratório, com capacidade para que se coloquem os equipamentos, é necessário tanto os equipamentos, quanto os profissionais, que no momento tem sido o maior problema enfrentado, dentre os demais.
      Vale ressaltar que a verba é liberada. Embora já existam laboratórios perfeitamente montados, com uma quantidade significativa de computadores, estes permanecem fechados por falta de profissionais capacitados à manuseá-los, afinal não existem professores ou técnicos responsáveis nessa área e não há capacitações para que os próprios professores regentes possam trabalhar com suas turmas utilizando estes equipamentos, proporcionando o tão almejado contato e tornando suas aulas dinâmicas.
      Nenhum dos responsáveis das escolas procurados concordaram em ter seus nomes divulgados e nem mesmo o de suas instituições de ensino. Mas suas opiniões, essas eu as exponham e com elas encerro minha colocação: “O que acontece é que eles (os governantes) não estão nem um pouco preocupados com a educação pública, afinal de contas os filhos deles não dependem dela.” “O ensino público é do povo, e o povo não reclama mesmo!” Além de tudo qual é o cidadão que o governo está interessado em formar?

2 comentários:

  1. Olá Michele, que bom estarmos ligados pelos meios diversos de comunicação. Realmente a informática faz coisas .

    ResponderExcluir
  2. Realmente!!!
    O governo não está preocupado com a Educação que é transmitida aos nossos alunos, para eles é melhor que elas tenham um grau baixo de instrução, pois assim não terão como cobrar seus direitos por falta de conhecimento. E nas escolas públicas é sempre assim, quando tem professor não tem o suporte necessário para que as atividades propostas aconteçam e vice-versa.

    ResponderExcluir